top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcô Coletivo de Comunicação

Conheça alguns dados que apontam porque a sua empresa deve investir em ESG



As questões ambientais, sociais e de governança têm ganhado muita visibilidade no mercado financeiro como indicativo de risco para investimentos, mas por que as empresas precisam conhecer esse conceito para garantir sua sustentabilidade?


Segundo relatório da PwC, até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG, o que representa US$ 8,9 trilhões em relação a 15,1% no fim do ano passado. Além disso, 77% dos investidores institucionais pesquisados pela PwC disseram que planejam parar de comprar produtos não ESG nos próximos dois anos.


No Brasil, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020, mais da metade da captação veio de fundos criados nos últimos 12 meses, segundo levantamento feito pela Morningstar e pela Capital Reset.


O ESG surgiu como um indicativo do risco que uma empresa apresenta para sua sustentabilidade a partir do seu investimento em questões ambientais, sociais e de governança. A sigla surgiu em 2004 dentro de um grupo de trabalho do Principles for Responsible Investment (PRI), rede ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) para investimentos sustentáveis.


O interesse de busca pelo termo ESG no Brasil praticamente triplicou nos últimos 12 meses até fevereiro de 2022. As buscas pelo tema cresceram 150% na comparação aos 12 meses anteriores de acordo com levantamento do Google Trends feito a pedido do Valor Econômico. O Brasil foi o país latino-americano que mais pesquisou pela sigla ESG nos últimos 12 meses e um dos 25 países no mundo que mais buscou pela temática no período.


Quem ignora esses indicadores tende a ficar de fora da lista dos investidores nos próximos anos. Atuar de acordo com padrões ESG é a indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação, maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades e incentivo à transformação social com geração de maior poder de compra pela população.

6 visualizações0 comentário
bottom of page