top of page
Buscar
  • Foto do escritorMinha Cesta

Saiba mais sobre o Lar Joana Angélica

Atualizado: 23 de ago. de 2023


Duas crianças sentadas no chão com instrumento musical de percussão à frente e um adulto ao lado se comunicando com elas
Fonte: Lar Joana Angélica

Sobre o Lar...


O Lar Joana Angélica é uma entidade de caráter educativo sem fins lucrativos ou religiosos localizada no bairro de Valéria há 23 anos. O bairro, originalmente, era composto por três fazendas, e estas, acredita-se, que foram desmembradas na década de 50. A instituição surgiu em 1999 por 18 estudantes e o movimento Hip Hop de Salvador, consolidando a entidade com propostas educativas que busca reafirmar valores que tragam a dignidade humana, convivência pacifica e cidadania plena, tendo a arte, educação, cultura e empreendedorismo como constituintes fundamentais do processo. Nossa missão é garantir a promoção de políticas públicas a crianças e adolescentes salvaguardando os direitos estabelecidos pelo ECA, oportunizando o desenvolvimento pessoal da população em vulnerabilidade social. Até o ano de 1969, o bairro fazia parte do município de Lauro de Freitas, o que fez com que a Valéria fosse incluída tardiamente no roteiro da cidade. Isso justifica a ausência do bairro em mapas da cidade de Salvador anteriores ao ano de 1991. Em 2020 e 2021 desenvolvemos estratégias para minimizar os impactos da pandemia na vida de crianças, adolescentes proporcionando a equipe e as famílias suportes para garantir uma maior efetivação das práticas pedagógicas e impactos sociais.


Equipe


A presidente da associação é a Jussara Rocha, a secretária executiva é Ana Raquel Bezerra, secretária administrativa Patrícia Santos e o secretário executivo André Luís Santos contando ainda com conselheiros fiscais.


Duas crianças empilhando no chão peças de um brinquedo com letras na Lar Joana Angélica
Fonte: Lar Joana Angélica

Atendimento e atividades


Atualmente oferecem reforço escolar, atividades esporádicas de lazer e judô e artesanato atendendo crianças, adolescentes e a comunidade em geral. Estimam já ter atendido mais de 10 mil ao longo da história.


Crianças fardadas do Lar Joana Angélica posam à frente de decoração de natal em shopping ao lado de funcionária do evento
Fonte: Lar Joana Angélica

Voluntariado


Recebe ajuda voluntária nas áreas de educação (professor), psicologia e logistica.


Horário de Funcionamento


Funciona de segunda a sexta das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00

Recebe visitas dentro do horário de funcionamento.

Pais e crianças se assentam em circulo no Lar Joana Angélica no seminário de comunicação não violenta
Fonte: Lar Joana Angélica

Como a Instituição se mantém


O Lar sobrevive de projetos, parcerias e doações. Existe um corpo gestor que elabora os projetos e

concorre aos editais. O CRAS e o Conselho Tutelar são parceiros, escolas, Universidade e uma

rede de apoio intinerante.


Quais as maiores necessidades da Instituição nesse período?


As doações variam de acordo com os projetos que estão implementados mais em geral material de

limpeza, alimentação, material de escritório, material didático e equipamento de tecnologia.


Por que precisamos do seu apoio:


"Nossa humanidade precisa ser compartilhada, independente de estarmos no bairro de Valéria (com problemas sérios) ou em qualquer outra comunidade periférica de Salvador onde também existem problemas de extrema urgência. Somos uma referência no trabalho que fazemos pois entendemos que não é só de comida que necessitamos, mais de saúde, educação, lazer, oportunidades. Tudo aqui é bem vindo!"


Botão de saiba como ajudar para fazer doações.

Entre em contato:


Instagram: larjoanaangelica

Facebook: larjoanaangelica


Faça uma visita!

📍Rua Jardim das Laranjeiras 13 Boca da Mata - Valéria, Salvador BA









Posts recentes

Comments


bottom of page