top of page
Buscar
  • Foto do escritorMinha Cesta

Conheça a ACEF - Associação Criança e Família

Atualizado: 14 de jul. de 2023


Crianças atendidas pela instituição acef em grupo reunido em frente à muro pintado com assas
Fonte: ACEF

Como surgiu a ACEF...


A região do Alto da Santa Terezinha, Rio Sena e bairros adjacentes situados no subúrbio ferroviário de Salvador, apresentam um alto índice de crescimento demográfico, analfabetismo e evasão escolar, falta de oportunidades de formação profissional, além de desemprego, violência e uso de drogas. Nesse contexto a ACEF surge em 1980 como comunidade, escolinha e creche.

Moradores da Comunidade São Jorge, situada numa invasão, reuniram-se a numa pequena Fraternidade católica francesa denominada Bethânia e criaram um espaço para reuniões e celebrações em vista de transmitir valores evangélicos e idealizarem projetos para a melhoria de vida da comunidade. Assim, vários programas foram sendo criados com e para as famílias do bairro, iniciando com uma pequena escola construída no ano de 1984 de madeira sobre terreno alagadiço, que foi reformada com alvenaria de pedra e no final de 1988 tornou-se creche e escola para acolher as crianças cujas mães precisavam trabalhar.

Em 1998, para dar existência legal, constitui-se como Associação Denominada “Criança Esperança” que tornou- se Criança e Família em 2000. A associação tem como finalidade apoiar, encorajar, criar e desenvolver com e para as famílias carentes, atividades socioeducativas, culturais, desportivas e de saúde, visando à melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens e seus familiares, diminuindo assim o risco de exclusão social e marginalização.


Equipe


O presente é o Michel Colin e coordenadora geral atual é a Viviane Cazais com auxílio de Juarez Santos, Mauricio Nascimento e Vanessa Rodrigues e a equipe é composta por Assistente Social; Psicólogos, dentre outros.


Voluntariado


Aceita voluntários nas áreas de psicologia e assistência social.


Atendimento


A partir de 1998, criou e manteve vários projetos como Centro Comunitário e Educação Infantil – CCEI, Postinho de Saúde; Curso de Construção e Manutenção Predial e Jovem em Ação; atividades de formação para moças de 14 a 20 anos. Durante a semana atende 290 crianças de 0-10 anos. Ao Longo de mais de 23 anos milhares de crianças, adolescentes e jovens já passaram pela instituição.




Fonte: Viviane Cazais


Atividades


Na Creche São Jorge são oferecidas 720 refeições diárias (4 refeições; café da manhã, fruta, almoço e lanche reforçado);

No projeto Integração 200 refeições ao dia (café da manhã, almoço no período matutino e almoço e lanche reforçado no período vespertino).

Os projetos de adolescentes e jovens serviam lanche.


Principais Ações Comemorativas


As datas comemorativas e festivas são Bailinho de carnaval; Páscoa ; Festejos juninos; Desfile da primavera; Dia das Crianças ; Encerramento das atividades e Natal para a comunidade.


Horário de funcionamento


Funciona: das 08 às 12h e das 13h:30 às 17h.

Recebem visitas em todo o período de funcionamento.



crianças sentadas à mesa fazendo refeição oferecida pela instituição acef
Fonte: ACEF

Como a ACEF se mantém


A instituição se mantém com doadores mensais e alguns colaboradores.

Possuem também o financiamento da Prefeitura de Salvador para creche.


Quais as maiores necessidades da ACEF nesse período?


Alimentos, frigorifico, material de limpeza e material de higiene pessoal.



Por que precisamos do seu apoio


"A maioria dos nossos atendidos tem famílias numerosas e a dificuldade de manter o pão na mesa dos seus. A Associação Criança e família possui mais de 30 anos de caminhada com essa comunidade em muitas demandas sociais.

Contamos com a colaboração de todos para juntos fazermos acontecer!"


Entre em contato:


Telefone: (71) 3398-2945/3401-5019

Email: associacaocriancaefamilia@gmail.com

Instagram: @acefoficial

Vakinha solidária: www.vakinha.com.br/656973


Faça uma visita!

📍Rua Arco do Triunfo, número 830 - Rio Sena, Salvador - BA

CEP: 40715-880

Posts recentes

bottom of page