Buscar
  • Minha Cesta

Conheça um pouco sobre a Associação Casa de Marta e Maria


Internalizados ex-moradores de rua em roda de conversa na Associação Casa de Marta e Maria
Fonte: Associação Casa de Marta e Maria

A história...


A associação nasceu no coração da Maria Edivânia há mais de uma década... Envolvida no atendimento a pessoas em situação de rua, Maria percebeu a grande necessidade de acolher esses indivíduos oferecendo-lhes verdadeiro lar. Sua intenção inicialmente era receber mulheres que passaram por internamento hospitalar ou psiquiátrico e não tinham onde viver em seguida, porém as solicitações de encaminhamento dos hospitais de salvador expressavam em maior número homens nessa situação de vulnerabilidade.

Há 13 anos a associação atua em forma de uma comunidade sem registro oficial, mas a 4 anos passou a possuir registro oficial recebendo, além de pessoas encaminhadas por hospitais, outros necessitados.

A reinserção na sociedade é um dos alvos desse projeto, mas a associação se empenha para jamais se precipitar neste processo a fim de dar passos seguros e não devolver seus acolhidos a circunstâncias de insegurança social. Alguns dos internalizados passam cerca de 4 a 5 anos na casa enquanto outros encontram caminhos para sair em menos de 1 ano, inseridos em programas como aluguel social e minha casa minha vida. A casa se encontra agora em reformas para dobrar o seu número de acolhidos em resposta a grande demanda. A reforma busca aumentar seu espaço de refeitório e cozinha.

Vale destacar que a associação nasceu com o propósito de oferecer um lar para quem não o possui e por isso busca sempre a forma mais aproximada de uma verdadeira casa onde vive uma verdadeira família.


Equipe


A direção é composta pela presidente Maria Edivânia Batista de Souza e demais componentes da diretoria, além destes contam com o auxílio de voluntários esporádicos.


Voluntariado:


A Associação Casa de Marta e Maria aceita voluntários nas áreas de saúde, assistência social, Terapias: ocupacional, cultural, assessoria jurídica e serviços gerais.


Atendimento:


A Associação realiza acolhimento de pessoas em situação de rua. Os acolhidos chegam através de serviços sociais como Hospital Irmã Dulce, Cata e indicações de amigos e colaboradores. Buscam então avaliar as necessidades desse indivíduo, sua capacidade de compreensão, seu estado de saúde física, mental e demais necessidades expostas pelo mesmo. O acolhido é acomodado em uma cama, recebe roupas de cama, local para seus pertences e é apresentado aos outros acolhidos como forma de integrá-lo.


Atividades:


Rodas de conversa, colaboração laborativa, transporte e encaminhamento de atendimentos médicos e jurídicos, 4 refeições diárias e reuniões de oração.


Internalizados ex-moradores de rua em atividade de assistência na Associação casa de marta e maria
Fonte: Associação Casa de Marta e Maria

Principais Ações Comemorativas:


Festa de aniversário de cada acolhido, Celebrações da Semana Santa católica, Páscoa, São João, Dia de Santa, Maria e Lázaro (padroeiros da casa), dia das mães, dos pais, Dia mundial dos pobres, Natal e Ano novo.


Horário de Funcionamento:


Atendimento em tempo integral.

Os horários de visita são sempre flexibilizados através de contato prévio.


Como a Instituição se mantêm:


Através de doações voluntárias de pessoas, comerciantes, grupos ligados ou não às igrejas e o Prato Amigo.


Quais as maiores necessidades nesse período?


Alimentação, vestuário, higiene pessoal, produtos de limpeza, móveis para acomodação dos acolhidos, roupas de cama e banho.


Por que precisamos do seu apoio:


Lidamos diretamente com pessoas em situação de alta vulnerabilidade social, agravada por fome, doenças diversas, vícios, abandono social, familiar e invisibilidade perante a sociedade e governos. Dependendo assim exclusivamente de suas doações!


Botão de saiba como ajudar para fazer doações.

Entre em contato:


Telefone: (71) 3398-2097 / (71) 99238-5662

E-mail: acasademartaemaria@gmail.com

Localização: Rua Jaime Vieira Lima, Nº 61. São João do Cabrito, SSA - BA







62 visualizações0 comentário

Posts recentes