Colabore com a Associação Clara Amizade
Atualizado: 4 de abr. de 2023
A história e a missão...
A Associação Os Amigos de Clara Amizade Brasil-Bahia (Clara Amizade) foi criada em 13 de maio de 2000, formalmente, enquanto entidade sem fins lucrativos e tem como finalidade a promoção humana e cidadã, profissional, artística, tecnológica e cultural de crianças, adolescentes e jovens, de 08 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social. Contudo, antes da formalização, já havia um trabalho de escuta e conhecimento das famílias e suas necessidades, realizado por representantes das comunidades locais e missionárias da “Claire Amitié”, Associação francesa, fundada por Thérèse Cornille, que realiza até os dias atuais um trabalho de resgate de autoestima, de capacitação e convivência social de meninas e mulheres em diversos países. A Associação Claire Amitié veio ao Brasil em junho de 1997 a pedido do então Cardeal Arcebispo de Salvador, Dom Lucas Moreira Neves, preocupado com a juventude da periferia da capital baiana, e abriu a Casa Sede em Piatã, situada entre o aeroporto e as praias do litoral norte. Desde o início, a equipe da Clara Amizade, os líderes comunitários, as próprias atendidas e suas famílias, ao relatar suas dificuldades cotidianas nos bairros, sugeriram alternativas para sobreviver e propuseram novas perspectivas diante dos numerosos desafios. A partir disso, foi possível a implantação progressiva do Programa de Educação Global e Capacitação Profissional. À medida que a quantidade de inscrições foi aumentando, a Casa Sede não pode comportar tantas participantes e as comunidades vizinhas acolheram a Clara Amizade, disponibilizando espaços nos seus Centros Comunitários, conferindo legitimidade a proposta.
Equipe
A direção é atualmente realizada por Roberto Fiamenghi com auxílio de Gerardine Koffi: Diretora Executiva, Carine Marie Hebert: Orientadora, Hortence Rosalie Fayer: Orientadora, José Antonio: Contador, Daniela Miranda: Assistente Social, Eduardo Santos Batista: Mobilizador de Recursos Patrícia Santos: Assistente Administrativa, Valdirene Fiaz: Coordenadora de Projeto, Everton Terra Nova: Coordenador Pedagógico, Diego Costa: Coordenador de Mídias dentre outros colaboradores.
Voluntariado:
A associação aceita voluntários nas áreas de Arte e Educação, Tecnologias, Linguagem (Inglês) e Empreendedorismo.
Atendimento
No percurso da sua caminhada, a Associação abriu sempre mais o leque das atividades, criando parcerias, favorecendo novas possibilidades de formação adaptadas segundo as faixas etárias. A partir de 2009, com a construção do Espaço Beleza na Casa Sede, a Capacitação Profissional e cursos de aperfeiçoamentos de Cabeleireiro foram incluídos para as jovens maiores de 18 anos. E 2016, a Associação ampliou suas ações inclusive para o gênero masculino com a implantação do laboratório de informática no Centro Comunitário de Nova Brasília de Itapuã, onde são realizados cursos na área da informática para participantes de ambos os sexos. Buscando promover a garantia e defesa dos direitos sociais, o fortalecimento de vínculos familiares, a Clara Amizade considera todas as dimensões da pessoa e acolhe os participantes do Programa apresentando-lhes os cursos e formação humana à medida que despertam as suas capacidades e habilidades para se tornarem pessoas responsáveis nos planos pessoal, familiar e social, fortalecendo a cultura da paz e respeito ao meio-ambiente. Atualmente, a Clara Amizade atua na Casa sede e em quatro Centros Comunitários localizados nos bairros de Itapuã, Nova Brasília de Itapuã, Bairro da Paz e São Cristóvão, contando com aproximadamente 450 participantes a cada ano.
Atividades
São 11 atividades ofertadas de segunda a sexta-feira em quatro bairros do Vetor Norte de Salvador, no contraturno escolar: 07 Oficinas Socioeducativas (Artesanato e pintura, dança, inglês, Informática, Leitura, Programação e Teatro); 04 Cursos Profissionalizantes (cabeleireiro, embelezamento de mãos e pés, módulo afro, designer de sobrancelhas).
Ações Comemorativas
Realizam Bailinho de Carnaval, Dia da Mulher, Páscoa, Festa da Família "Dia dos Pais e Dia das Mães", São João, Julho da Pretas, Dia das Crianças, Natal.
Horário de funcionamento
Funciona das 08h às 11h30 e 13h30 às 17h de segunda a sexta.
Recebe visitas no horário de funcionamento com agendamento prévio.
Como a Instituição se mantém
A Instituição se mantém através de ações de mobilização de recursos visando fundos livres e recorrentes (bazar, festival de tortas, feijoada, apadrinhamento); submissão de projetos via Edital; parceria com Clairé Amitié Internationale (França), Fundação Abrinq e com a SEMPRE (Secretaria Municipal de Combate a Pobreza da Prefeitura de Salvador).
Quais as maiores necessidades nesse período?
Alimentos, roupas e calçados.
Comments