Minha Cesta
Navegue pelas Obras Sociais Irmã Dulce
Atualizado: 18 de mar.

A história...
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) nasceram no dia 26 de maio de 1959, tendo como sua fundadora a Santa Dulce dos Pobres. A instituição é fruto da trajetória de amor e serviço e da persistência da religiosa que peregrinou durante mais de uma década em busca de um local para abrigar pobres e doentes recolhidos das ruas de Salvador. As raízes da OSID datam de 1949, quando a Irmã, sem ter para onde ir com 70 doentes, pediu autorização a sua superiora para abrigar os enfermos em um galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio.
Equipe
Sua gestão é estruturada com base no Planejamento Estratégico e acumula prêmios e certificações como a ISO 9001:2015 (referência nacional para a certificação de sistemas de Gestão da Qualidade), Melhores ONG do Nordeste em 2018, Bem Eficiente, Top Social, Rainha Sofia e Rainha Letizia.

Voluntariado:
A OSID aceita voluntários em diversos programas, para saber mais entre em contato pelo (71) 3310-1657.
Atendimento:
Na sede das Obras Sociais, local que atende diariamente cerca de 2 mil pessoas, são realizadas por ano 12 mil cirurgias, além de 19 mil internamentos. Atualmente, mais de 7 mil profissionais trabalham na organização, sendo 3,2 mil funcionários somente no complexo da capital baiana, local onde atuam ainda 300 médicos e 350 voluntários.

Atividades:
Atualmente, a entidade filantrópica abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, na Bahia, a pacientes oncológicos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, idosos, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas, pessoas em situação de rua e demais usuários do Sistema Único de Saúde. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora. Já no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, funciona o 21º núcleo: o Centro Educacional Santo Antônio (CESA). A unidade atende, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e do Município, 780 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ensino em tempo integral do primeiro ao nono ano (Ensino Fundamental I e II), além de acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. O local conta ainda com uma unidade de sustentabilidade, o Centro de Panificação, responsável pela produção e comercialização de variados tipos de pães, panetones e outros produtos.
Visitas à Instituição:
A visitação acontece com agendamento programado, para mais informações entre em contato pelo (71) 3310-1115.

Como a Instituição se mantém:
Para manter viva esta grande obra, a instituição conta com recursos do Sistema Único de Saúde e de convênios com organismos estatais, além de doações e venda de produtos.
Quais as maiores necessidades nesse período?
Alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e itens de higiene pessoal.
Por que precisamos do seu apoio:
"Diante do número de refeições oferecidas diariamente, o custo da compra dos insumos é alto. As doações ajudam a reduzir esse custo e a direcionar os recursos para as outras muitas demandas da instituição. "
Entre em contato:
Telefone: (71) 3316-8899
Instagram: Obrasirmadulce
Facebook: Obrasirmadulce
Site: www.irmadulce.org.br