top of page
Buscar
  • Minha Cesta

Colabore com a Associação Clara Amizade


Beneficiadas da Associação Clara Amizade participam de curso profissionalizante de cabelereiro
Fonte: Clara Amizade

A história e a missão...


A Associação Os Amigos de Clara Amizade Brasil-Bahia (Clara Amizade) foi criada em 13 de maio de

2000, formalmente, enquanto entidade sem fins lucrativos e tem como finalidade a promoção humana e cidadã, profissional, artística, tecnológica e cultural de crianças, adolescentes e jovens, de 08 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social. Contudo, antes da formalização, já havia um trabalho de escuta e conhecimento das famílias e suas necessidades, realizado por representantes das comunidades locais e missionárias da “Claire Amitié”, Associação francesa, fundada por Thérèse Cornille, que realiza até os diais atuais um trabalho de resgate de autoestima, de capacitação e convivência social de meninas e mulheres em diversos países.

A Associação Claire Amitié veio ao Brasil em junho de 1997 a pedido do então Cardeal Arcebispo de

Salvador, Dom Lucas Moreira Neves, preocupado com a juventude da periferia da capital baiana, e abriu a Casa Sede em Piatã, situada entre o aeroporto e as praias do litoral norte. Desde o início, a equipe da Clara Amizade, os líderes comunitários, as próprias atendidas e suas famílias, ao relatar suas dificuldades cotidianas nos bairros, sugeriram alternativas para sobreviver e propuseram novas perspectivas diante dos numerosos desafios. A partir disso, foi possível a implantação progressiva do Programa de Educação Global e Capacitação Profissional. À medida que a quantidade de inscrições foi aumentando, a Casa Sede não pode comportar tantas participantes e as comunidades vizinhas acolheram a Clara Amizade, disponibilizando espaços nos seus Centros Comunitários, conferindo legitimidade a proposta.


Equipe


A direção atualmente é realizada por Roberto Fiamenghi com auxilio de Gerardine Koffi: Diretora Executiva, Carine Marie Hebert: Orientadora, Hortence Rosalie Fayer: Orientadora, José Antonio: Contador, Daniela Miranda: Assistente Social, Eduardo Santos Batista: Mobilizador de Recursos

Patrícia Santos: Assistente Administrativa, Valdirene Fiaz: Coordenadora de Projeto, Everton Terra Nova: Coordenador Pedagógico, Diego Costa: Coordenador de Mídias dentre outros colaboradores.



Educandas posam com certificado do curso de designer de sobrancelhas ofertado pela associação Clara amizade
Fonte: Clara Amizade

Voluntariado:


A associação aceita voluntários nas áreas de Arte e Educação, Tecnologias, Linguagem (Inglês) e Empreendedorismo.


Atendimento


No percurso da sua caminhada, a Associação abriu sempre mais o leque das atividades, criando parcerias, favorecendo novas possibilidades de formação adaptadas segundo as faixas etárias.

A partir de 2009, com a construção do Espaço Beleza na Casa Sede, a Capacitação Profissional e

cursos de aperfeiçoamentos de Cabeleireiro foram incluídos para as jovens maiores de 18 anos. Em

2016, a Associação ampliou suas ações inclusive para o gênero masculino com a implantação do

laboratório de informática no Centro Comunitário de Nova Brasília de Itapuã, onde são realizados

cursos na área da informática para participantes de ambos os sexos. Buscando promover a garantia e defesa dos direitos sociais, o fortalecimento de vínculos familiares, a Clara Amizade considera todas as dimensões da pessoa e acolhe os participantes do Programa apresentando-lhes os cursos e formação humana à medida que despertam as suas capacidades e habilidades para se tornarem pessoas responsáveis nos planos pessoal, familiar e social, fortalecendo a cultura da paz e respeito ao meio-ambiente. Atualmente, a Clara Amizade atua na Casa sede e em quatro Centros Comunitários localizados nos bairros de Itapuã, Nova Brasília de Itapuã, Bairro da Paz e São Cristóvão, contando com aproximadamente 450 participantes a cada ano.



Educandas em postura de balé na oficina socioeducativa de dança
Fonte: Clara Amizade

Atividades


São 11 atividades ofertadas de segunda a sexta feira em quatro bairros do Vetor Norte de Salvador, no contraturno escolar: 07 Oficinas Socioeducativas (Artesanato e pintura, Dança, Inglês, Informática, Leitura, Programação e Teatro); 04 Cursos Profissionalizantes (cabeleireiro, embelezamento de mãos e pés, módulo afro, designer de sobrancelhas).


Ações Comemorativas


Realizam Bailinho de Carnaval, Dia da Mulher, Páscoa, Festa da Família "Dia dos Pais e Dia das Mães", São João, Julho da Pretas, Dia das Crianças, Natal.


Grupo de colaboradores em comemoração aos 25 anos de presença da missão no Brasil
Fonte: Clara Amizade

Horário de funcionamento


Funciona das 08h às 11h30 e 13h30 às 17h de segunda a sexta.

Recebe visitas no horário de funcionamento com agendamento prévio.


Como a Instituição se mantém


A Instituição se mantém através de ações de mobilização de recursos visando fundos livres e recorrentes (bazar, festival de tortas, feijoada, apadrinhamento); submissão de projetos via Edital; parceria com Clairé Amitié Internationale (França), Fundação Abrinq e com a SEMPRE (Secretaria Municipal de Combate a Pobreza da Prefeitura de Salvador).


Quais as maiores necessidades nesse período?


Alimentos, roupas e calçados.


Por que precisamos do seu apoio:


"Precisamos do seu apoio querido doador(a) para continuarmos exercendo o nosso papel de agentes de transformação social em pró de uma sociedade justa e equitativa para as nossas crianças, adolescentes e jovens!"


Botão de saiba como ajudar para fazer doações.

Entre em contato:


Telefone: (71)3375-5135/(71)99933-9469

Instagram: @claraamizade

Facebook: Clara Amizade

Youtube: Clara Amizade

Twitter: @claraamizade






11 visualizações0 comentário

Posts recentes

bottom of page